O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) pretende se reunir às 18 horas desta segunda-feira (17), com prefeitos de 32 cidades para debater ideias voltadas à recomposição do isolamento social. Atualmente, o Estado que já chegou a liderar lista das unidades federativas que mais respeitavam o confinamento, em última posição no ranking da empresa de georeferrenciamento In Loco, com índice de 39,6%. Tratam-se dos 24 municípios com maior número de casos confirmados de coronavírus no Estado e oito outros considerados turísticos. O encontro ocorre em um contexto de aumento dos registros referentes à covid-19 em todo o território goiano: entre terça-feira (12) e este domingo (17), Goiás teve um obteve 577 novos infectados, os quais englobam um total de 1.692.
A taxa de isolamento social goiana encontra-se abaixo da calculada em estados cujo engajamento no distanciamento também diminui, caso de Mato Grosso (40,1%) e Mato Grosso do Sul (40,5%) – unidades federavas que compõem o Centro-Oeste o deixa em último em outra lista, formada pelas regiões brasileiras. Enquanto isso, porém, o Estado do Tocantins, que também faz divisa com Goiás, está em ascensão de retomada do confinamento, saindo de 37% para 42%.
Sobre a situação atual, Caiado reconhece que há problemas críticos de enfrentamento à pandemia no coração do Brasil e a reunião com municipalistas é uma forma de criar soluções conjuntas que propiciem a união dos entes administrativos contra a doença. Já que “estudos apontam problemas críticos relacionados a pandemia de coronavírus”, disse o governador nas redes sociais. Na semana passada, o governo pretendia um novo decreto, com restrições sociais, já com aplicação pretendida para segunda-feira (18), mas recuou.
A iniciativa coletiva pode, segundo Caiado, propiciar acordo para que ações sejam praticadas para se evitar uma explosão de casos. “Vou ouvir de cada prefeito sugestões e ações que possam ser tomadas. E me colocar à disposição para viabilizá-las. Conforme foi divulgado, eu tinha uma proposta na semana passada que não foi aceita. Precisamos chegar a um acordo urgentemente e resguardar a vida de nossa população”, disse.
A reunião poderá ser acompanhada pela imprensa.
Confira a lista de municípios participantes:
1 Águas lindas
2 Anápolis
3 Aparecida de Goiânia
4 Araçu
5 Aruanã
6 Caldas Novas
7 Catalão
8 Ceres
9 Cidade Ocidental
10 Formosa
11 Goianésia
12 Goiânia
13 Goiás
14 Itumbiara
15 Jaraguá
16 Jatai
17 Luziânia
18 Mineiros
19 Novo Gama
20 Padre Bernardo
21 Pirenópolis
22 Planaltina
23 Professor Jamil
24 Rialma
25 Rio Quente
26 Rio Verde
27 Santo Antônio Descoberto
28 São Miguel Araguaia
29 Senador Canedo
30 Trindade
31 Uruaçu
32 Valparaíso de Goiás
Samuel straioto
Do Mais Goiás | Em: 17/05/2020 às 14:54:30