A Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) publicou uma portaria nesta quarta-feira (6) para estipular regras para a habilitação de laboratórios em Goiás, que estejam interessados em compor a Rede do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab), do Ministério da Saúde. Estes realizam o exame de RT-PCR em tempo real para o novo coronavírus.
“Os laboratórios habilitados estão aptos a executarem o exame de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2 e seus resultados são válidos para compor os bancos de dados nacionais”, destaca o texto.
Já para a habilitação, os laboratórios devem comprovar o atendimento aos requisitos sanitários estabelecidos pela Anvisa, “informar ao Laboratório Estadual de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO), qual metodologia e protocolo adotado pelo laboratório para a detecção de Covid-19 e informar, ainda, sempre que houver mudança na metodologia ou protocolo adotado”.
Não só isso. Também devem comprovar a existência de técnico com experiência comprovada em biologia molecular na realização do exame em tempo real; bem como “possuir Laboratório de Contenção NB2 para manipulação das amostras e utilizar os EPI’s adequados a este nível de contenção”; e mais.
Após a habilitação
Após esta habilitação, a instituição privada deverá informar diariamente ao Centro de Informações
Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás (CIEVS) os dados de realização dos exames.
“Os exames serão realizados pelo Laboratório sem qualquer ônus para o SUS e para o Estado de Goiás”, informa trecho da portaria. Por fim, caberá ao Lacen-GO verificar a autorizar as habilitações.
Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 06/05/2020 às 15:08:46