O prefeito do município de Morrinhos, Rogério Troncoso, reuniu na manhã dessa segunda-feira, 20 de abril, toda a imprensa para uma entrevista coletiva. O tema tratado foi a edição de um novo decreto que, ao contrário do anterior que restringiu praticamente toda atividade econômica da cidade, flexibiliza as regras e permite a retomada de quase todas as atividades de comércio e serviços em Morrinhos, exceto aquelas que representem algum risco de formar aglomerações ou confinamento de grande número de pessoas em ambientes fechados. O decreto municipal vem em sintonia com o divulgado pelo governo estadual, também nessa manhã e que também autoriza a retomada de alguns setores a voltarem a funcionar a partir dessa quarta-feira.
Em linhas gerais ficam liberadas a abertura de lojas de vestuário, lojas de móveis, clinicas odontológicas, escritórios de contabilidade, oficinas mecânicas, extração mineral, hotéis, pensões e pousadas (nesses segmentos de hospedagem a ocupação fica restrita a 65% da capacidade dos estabelecimentos). Profissionais liberais, salões de beleza, barbearias, clínicas odontológicas e de podologia e estética também podem atender seus clientes. Sobre bares, lanchonetes, açaiterias e pit dogs, fica livre a comercialização dos produtos com portas abertas e número reduzido de mesas até as 18h, após isso, somente através de Delivery, mas atenção naqueles estabelecimentos em que existam mesas de sinuca e outros tipos de jogos, eles estão proibidos.
No âmbito religioso poderão acontecer missas, cultos e outras manifestações religiosas obedecendo os seguintes critérios: Que sejam realizados somente 2 vezes por semana, com a lotação máxima de 30% da capacidade de cadeiras ou bancos e sem a presença de pessoas com idade superior a 60 anos.
Continuam proibidos a: A abertura de academias e realização de torneios esportivos coletivos de qualquer natureza em ambientes abertos ou fechados, por outro lado, estão liberadas as caminhadas, ciclismo e outras atividades nas praças, mantendo o distanciamento entre as pessoas, o uso de máscaras e que não envolvam o uso dos equipamentos das academias instaladas nesses locais.
Para as instituições de ensino (públicas e privadas do maternal ao superior bem como creches e berçários respectivos transportes) devem prevalecer de portas fechadas até decisão em contrário.
Em todos esses comércios e ramos de atividade deve ser limitada a quantidade de pessoas, sendo imprescindível que esteja À DISPOSIÇÃO de todos o álcool gel, tanto para os clientes quanto para os profissionais e colaboradores, bem como torna obrigatório o uso de máscaras para todos os cidadãos indistintamente, podendo essas serem confeccionadas em casa ou adquiridas no mercado.
“Estamos todos empenhados em passar por essa crise da melhor maneira possível, entretanto, é importante que todos saibam que essas medidas de hoje podem ser revogadas a qualquer momento dependendo da evolução dos fatos, portanto, os cidadãos devem se cercar de todos os cuidados e seguir as orientações que estaremos passando” – Disse o prefeito Rogério Troncoso, que destacou também o grande serviço feito pela secretaria de saúde do município.
“Quero lembrar que não vivemos em uma bolha e o Covid-19 chegará até nós, mas que, até esse momento, não temos e nem tivemos nenhum caso nativo, e que o único diagnostico positivo no HM foi oriundo de Professor Jamil, e esse êxito deve-se em muito a todos os servidores da saúde, aqui representados através do secretário André Luiz que tem feito tudo que está ao seu alcance. Em Morrinhos foram implantadas barreiras com equipes da PM e servidores da pasta que ajudaram muito no monitoramento de quem entrou e saiu do município nos últimos dias. Contribuindo na prevenção de casos e também nos fornecendo dados estatísticos que estamos usando na edição desse decreto municipal”.
Ao final, o prefeito ainda enalteceu a colaboração da população e reforçou que unidos venceremos os desafios. Até o fechamento dessa matéria a íntegra do decreto ainda não havia sido liberado para a imprensa, e tão logo isso aconteça, estaremos publicando aqui no site da Rádio Identidade Morrinhos Web
Matéria: Silvio Cassiano / Jornal Informativo Morrinhos e Região / Rádio Identidade Morrinhos Web.