
Senadores também protocolam convite para ministro se explicar no Senado
A senadora Damares Alves vai protocolar hoje (23) uma representação criminal e um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes junto à Procuradoria-Geral da República.
As iniciativas serão encaminhadas ao procurador-geral da República, Paulo Gonet. Os documentos também serão assinados pelos senadores Eduardo Girão e Magno Malta.
Além disso, Damares pretende protocolar no Senado um convite para que Moraes compareça à Casa e preste esclarecimentos sobre as informações reveladas pela jornalista Malu Gaspar. A reportagem apontou que o ministro procurou, por telefone e pessoalmente, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para tratar de assuntos relacionados ao Banco Master.
O Banco Master mantinha um contrato de cerca de R$ 130 milhões com o escritório de advocacia de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF.
Na representação criminal, os senadores pedem que a PGR receba a denúncia e instaure inquérito para apurar os fatos relatados. Caso seja identificado crime de advocacia administrativa, solicitam que o Ministério Público Federal adote as sanções penais cabíveis.
No pedido de impeachment, Damares, Girão e Malta solicitam que o procurador-geral receba a peça e encaminhe o processo para análise de admissibilidade pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.