
Prefeito do Rio criticou Friedrich Merz e apagou o post em seguida
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), reagiu nesta terça-feira (18/11) às críticas do chanceler alemão Friedrich Merz sobre Belém, cidade-sede da COP30, e chamou o político de “filhote de Hitler” e “nazista” em postagem nas redes sociais. Pouco depois, Paes apagou a publicação e adotou tom mais diplomático.
Durante discurso no Congresso Alemão do Comércio, Merz afirmou que ele e a comitiva ficaram “contentes” por deixar Belém. Segundo o chanceler, os jornalistas que o acompanharam na viagem consideraram a visita pouco proveitosa.
“Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, especialmente daquele lugar onde estávamos”, disse Merz.
Resposta de Paes
Em sua postagem original, Paes se referiu aos colegas do Pará — o prefeito Igor Normando (MDB) e o governador Helder Barbalho (MDB) — dizendo que eles foram mais “educados” na reação às críticas.
“Como meus amigos @igornormando e @helderbarbalho são muito educados, eu digo aqui o que eles pensaram: FILHOTE DE HITLER VAGABUNDO! NAZISTA!”
Após a repercussão negativa, Paes apagou o post e publicou:
“Já dei minha desabafada de hoje. Fiquem tranquilos no Itamaraty. Viva a amizade Brasil e Alemanha que me emociona!”
