
Segundo relator, PL da Dosimetria já tem mais de 300 votos
Paulinho da Força (Solidariedade-SP) disse à Folha que o PL da Dosimetria deve ser aprovado ainda em 2025. Segundo o relator, o projeto já conta com 330 a 350 votos na Câmara, acima do mínimo necessário de 257.
O deputado disse ao jornal que, assim que o debate sobre o PL Antifacção for superado, sua proposta deve ser apreciada na Casa. Ele ressaltou que o projeto não será mais modificado e terá como eixo a unificação dos crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado democrático de Direito, hoje somados nas condenações.
Paulinho destacou que, com a aprovação, todos os envolvidos no 8 de Janeiro ainda presos seriam soltos imediatamente.
A iminência de uma possível prisão de Jair Bolsonaro impulsiona a votação, na visão de Paulinho. A Primeira Turma do STF rejeitou um recurso do ex-presidente, e a expectativa é que o caso da suposta “trama golpista” seja oficialmente encerrado em dezembro, com o início do cumprimento das penas ainda em 2025.
Segundo o sindicalista, diante desse cenário, a bancada do PL passou a “pressionar” pela votação do PL e já aceita a versão que antes chamava de “anistia light”, que exclui Bolsonaro e outros envolvidos na “trama golpista” de perdão.
Com o PL da Dosimetria, a pena de Bolsonaro, atualmente de 27 anos e 3 meses pelo STF, cairia para menos de 20 anos, e o tempo em regime fechado passaria de 6 anos e 10 meses para cerca de 2 a 3 anos.
