
Segundo as autoridades, todos integram a alta cúpula da organização criminosa
A Polícia Civil do Pará prendeu nove integrantes do Comando Vermelho nesta semana durante os eventos que antecedem o início da COP30 de Belém.
Os mandados foram expedidos pela Justiça do Pará e os alvos foram presos no próprio estado e também no Distrito Federal, Goiás e Santa Catarina.
Segundo a polícia, todos integram a alta cúpula da organização criminosa e internamente tem função de organizar, ordenar e executar ataques aos membros das forças de segurança pública.
Na semana passada, outros nove integrantes do Comando Vermelho haviam sido presos em diversas cidades paraenses e também de Santa Catarina.
As ações ocorrem dentro de uma força-tarefa que inclui a Delegacia de Repressão a Facções Criminosas, a Divisão de Homicídios, e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará, formada pela Polícia Civil, Polícia Federal e Secretaria de Administração Penitenciária, além do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), vinculado ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
Parte dessa equipe também monitora in loco uma suposta ameaça de ataque da facção na Subestação Belém-Marituba, no Pará, uma das principais infraestruturas elétricas da capital paraense.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Pará, as primeiras apurações confirmam a veracidade de ameaças, porém, não que o suspeito seja da facção.
