Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Urgente: Casa Branca confirma investigação contra JBS e outras 3 gigantes de proteína animal
Publicado em 08/11/2025 08:04
Últimas Notícias

 

Acusações envolvem suspeita de conluio, cartelização e manipulação de mercado

A Casa Branca soltou um comunicado confirmando a investigação anunciada por Donald Trump mais cedo contra gigantes da proteína animal. A nota cita nominalmente a JBS como alvo de suspeitas “de conluio ilícito, fixação de preços e manipulação de preços”.

 

“Hoje, o presidente Donald J. Trump determinou ao Departamento de Justiça a abertura de uma investigação contra as maiores produtoras de processamento de carne dos EUA, por potencial conluio ilícito, fixação de preços e manipulação de preços. Trata-se de uma ação decisiva sobre conglomerados estrangeiros que controlam a carne americana. As Quatro Grandes processadoras de carne — JBS (Brazil), Cargill, Tyson Foods e National Beef (Marfrig) — dominam atualmente 85% do mercado de processamento, muito além dos 36% de 1980. Duas dessas companhias, incluindo a maior processadora do mundo, são de propriedade ou controle acionário estrangeiro.”

 

No mesmo comunicado, o governo americano acusa a indústria de proteína animal de ter acabado com a competitividade do mercado e prejudicado os produtores. Mais cedo, o próprio Trump anunciou uma investigação rápida, com a adoção de medidas para “proteger os consumidores, combater os monopólios ilegais e garantir que essas corporações não estejam lucrando criminosamente às custas do povo americano”.

 

As ações da Tyson Foods e da JBS despencaram no aftermarket após o anúncio oficial.

 

 

 

 

PLANO B

 

Nesta semana, a Suprema Corte americana sinalizou que irá derrubar o tarifaço de Trump, o que estaria levando o presidente americano a compensar uma eventual decisão, a fim de não perder o controle da narrativa — especialmente num ambiente de avanço eleitoral dos democratas.

 

Dias atrás, ele avisou que já preparava um “plano B”, em caso de anulação de suas decisões de aumento de tarifa, no âmbito do decreto de emergência nacional; elemento-chave de sua estratégia econômica para recuperar empregos nos EUA.

 

 

“[As tarifas] são fundamentais para a defesa nacional, e é preciso agir rapidamente. Não se pode esperar meses e meses enquanto se realizam estudos e todo esse trabalho, ou ir ao Congresso”, disse Trump.

 

O aumento do custo de vida dominou as preocupações dos eleitores nas eleições em diversas cidades e os democratas souberam usar o sentimento de insatisfação em benefício próprio, conquistando cidades importantes como Nova York.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!