
Rússia reafirma apoio a Maduro e diz estar pronta para reagir a qualquer ameaça externa contra a Venezuela
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse há pouco que o país está preparado para “responder adequadamente” às solicitações da ditadura socialista de Nicolás Maduro.
Durante coletiva de imprensa, Zakharova foi questionada sobre relatos, divulgados pela mídia americana, de que os EUA estariam planejando uma operação militar e uma mudança de poder na Venezuela.
“A Rússia demonstra solidariedade inabalável com a Venezuela e está preparada para responder adequadamente às solicitações de Caracas, levando em consideração os desafios existentes e potenciais”, afirmou a porta-voz. “O mais importante agora é evitar a escalada do conflito e facilitar soluções construtivas, respeitando as normas jurídicas internacionais”.
De acordo com Zakharova, qualquer “agressão direta” contra a Venezuela agravará a situação na região. “Qualquer escalada só levará a problemas maiores. […] A agressão direta piorará a situação, em vez de resolver as questões problemáticas que têm todo o potencial para serem resolvidas legal e diplomaticamente dentro da estrutura legal”, afirmou.
Zakharova também criticou as especulações sobre uma possível mudança de regime em Caracas. “Apenas representantes oficiais do governo dos EUA deveriam se pronunciar. Vi algumas negativas. Antes de mais nada, devemos nos basear na posição oficial deles”, disse.
Ela concluiu reafirmando o apoio russo ao regime venezuelano: “Reafirmamos nosso firme apoio à liderança venezuelana na defesa da soberania nacional. Dada a situação atual, mantemos contato próximo e contínuo com nossos amigos venezuelanos”.
