
Dani Monteiro levou queixa a Alexandre de Moraes e pediu fiscalização das polícias estaduais
A deputada estadual Dani Monteiro (PSOL-RJ) levou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, uma série de queixas sobre a Operação Contenção, que terminou com 121 mortos, entre eles quatro policiais, no Rio de Janeiro.
A parlamentar afirmou que houve “ausência de socorro” durante a ação e cobrou que o STF garanta investigações independentes sobre as mortes.
A reunião ocorreu nesta quarta-feira (5), durante audiência pública no âmbito da ADPF 635, conhecida como “ADPF das Favelas”.
Dani Monteiro, que integra a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio, defendeu que o Ministério Público Federal passe a fiscalizar também as forças policiais estaduais.
Deputada estadual Dani Monteiro (PSOL-RJ) levou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, uma série de queixas sobre a Operação Contenção foto: STF
Deputada estadual Dani Monteiro (PSOL-RJ) levou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, uma série de queixas sobre a Operação Contenção foto: STF
Segundo ela, Moraes “sinalizou concordância” com a proposta.
A deputada também criticou a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público, na operação.
Para ela, o órgão, responsável pelo controle externo da atividade policial, não poderia atuar na execução da ação. Dani afirmou que o ministro teria concordado com esse entendimento e prometido avaliar os apontamentos feitos pela comitiva.
De acordo com Dani Monteiro, Moraes deve encaminhar as informações recebidas para análise do STF, “respeitando a competência do Executivo estadual”.
O ministro esteve no Rio nesta semana e se reuniu com o governador Cláudio Castro (PL) e representantes da segurança pública para discutir os desdobramentos da operação.
