
Ofício da PF orienta policiais a manterem “elevado nível de atenção e cautela” diante de riscos em Belém
A Polícia Federal (PF) paraense enviou ao governo Lula (PT) um comunicado com “alertas recentes de potenciais ataques a agentes de segurança pública por parte de integrantes da facção criminosa Comando Vermelho, com ênfase na Região Metropolitana de Belém”, onde acontece a COP30.
O ofício, obtido pela CNN Brasil e enviado antes da megaoperação que deixou mais de 100 narcoterroristas do CV mortos no Rio de Janeiro, orienta que policiais mantenham “elevado nível de atenção e cautela” e evitem “percursos, locais ou situações que possam aumentar risco e vulnerabilidade dos agentes”.
A PF ainda pede no ofício que situações suspeitas ou de risco à integridade dos policiais sejam informadas ao setor de Inteligência Policial. O alerta foi compartilhado com unidades ligadas à Superintendência Regional da PF, às Delegacias Descentralizadas e à Diretoria de Proteção à Pessoa da PF para “conhecimento e observância” e adoção de medidas cabíveis.
Segundo a emissora, a informação chegou há cerca de 2 semanas ao governo petista. O alerta teria sido um dos fatores que motivaram Lula a decretar a GLO no Pará, medida também influenciada pela megaoperação no RJ.
