
Pelo menos cinco foragidos da justiça de Goiás foram mortos em confrontos decorrentes da Operação Contenção, realizada contra integrantes do Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro (RJ), nesta terça-fera (28/10). Eles (veja fotos abaixo) foram baleados em duas comunidades cariocas e compõem lista de mais de 120 mortos decorrentes da intervenção mais letal da história em solo fluminense. Dois policiais civis e dois militares também perderam a vida durante a iniciativa. Cerca de 50 criminosos goianos vivem sob proteção da organização criminosa no Rio.
Conhecido pelo apelido “Rodinha”, Marcos Vinícius da Silva Lima, de 27, é um dos mortos. Apontado como chefe do tráfico em Itaberaí, cidade que fica na região central de Goiás ele teria se mudado para o Rio de Janeiro no final do ano passado. Outro goiano que também morreu é Rafael Resende Pereira, que tinha 30 anos. Mais conhecido como “Panela”, ele havia sido preso em Goiânia em 2017, acusado de ter matado o filho de um policial militar, que estaria lhe devendo R$ 400. Não há informações sobre quando ele teria se mudado de Goiás.
Condenado por um homicídio em Trindade e com mandado de prisão em aberto, Adan Pablo Alves de Oliveira, de 28 anos, o “Madruga”, é outro foragido que estaria sendo abrigado pelo Comando Vermelho. O quarto óbito confirmado é o de Fernando Henrique dos Santos, o Fernandinho, de 29 anos. Mesmo foragido em um morro carioca, ainda era reconhecido como um dos fortes líderes do Comando Vermelho em Goiás.
Famoso por ter comandado o roubo em um hotel de Caldas Novas em 2017, Eder Alves de Souza, o “Disquete”, de 37 anos, também foi baleado na operação. Fotos de alguns dos mortos já circulam em grupos de amigos com palavras de pesar.
Uma estimativa das polícias civil e militar de Goiás indica que pelo menos 50 criminosos goianos, que têm mandados de prisão em aberto, vivem hoje em favelas com a proteção da facção no Rio. Um dos mais procurados é Yuri Alexandre Sousa Andrade, o Cerradão, de 22 anos, o qual seria responsável por mandar matar mais de 10 rivais em Goiânia.