
O tenista João Fonseca viveu, neste domingo (26/10), o melhor dia de sua, ainda curta, carreira no tênis profissional. Isso porque o brasileiro faturou seu primeiro título de um ATP 500. O carioca derrotou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 18 do mundo, por 2 sets a 0, e faturou o ATP 500 da Basileia, na Suíça. A conquista é a maior do Brasil desde Guga, lendário tenista do país.
 
 
O último grande título brasileiro havia sido a conquista de Gustavo Kuerten no Masters 1.000 de Cincinnati, em 2001, quando João Fonseca não era nascido. O troféu da Basileia é o segundo da carreira do carioca em duas finais na ATP. Em fevereiro, ele foi campeão do ATP 250 de Buenos Aires. Além disso, ele possui outras quatro taças, sendo um ATP Next Generation e três Challenger, dois deles neste ano.
 
Com os 500 pontos conquistados com o título na Basileia, João Fonseca soma agora 1.615 pontos. O jovem iniciou a temporada ocupando o 145º lugar da ATP e ainda era visto como uma promessa do tênis mundial. Dez meses depois, subiu mais de 100 posições, alcançando o 28º posto. É o sexto melhor brasileiro da história entre homens e mulheres.
