
Na onda dos livros de colorir da marca Bobbie Goods, o Tribunal Regional do Trabalho em Goiás (TRT-GO) lançou a campanha “TRT Goods – Justiça também se aprende brincando”, na última semana. A ação visa combater e conscientizar acerca do trabalho infantil no mês em que se comemora o Dia da Criança (12 de outubro).
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base em números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado, apontam que houve um aumento de 2,1% no número de crianças e adolescentes em trabalho infantil – nos últimos oito anos (2016 a 2024), contudo, houve queda de 21%. Sobretudo de 5 a 13 anos.
O TRT-GO, então, preparou a campanha para reforçar que infância é tempo de brincar e aprender, não de trabalhar. A ideia é que “enquanto crianças e adultos colorem desenhos feitos especialmente para a campanha, abrem espaço para conversar em família sobre direitos essenciais como salário justo, descanso, férias e proteção no trabalho”.
A Corte disponibilizou o livro gratuitamente para download.
Bobbie Goods
Talvez um adulto não saiba, mas as crianças conhecem bem o Bobbie Goods. O livro de colorir criado pela ilustradora norte-americana Abbie Gouveia se tornou febre há alguns meses e ganhou, inclusive, imitadores.
Ele usa ilustrações fofas com animais e cenas cotidianas. Conforme muitos adeptos, o material relaxa e combate o estresse, tanto crianças quanto adultos, com suas imagens reconfortantes e nostálgicas.
