Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Decreto que autoriza desapropriação do Jóquei Clube é publicado
Por Silvio Cassiano - SiCa
Publicado em 22/07/2025 13:48
Últimas Notícias

  

A Prefeitura de Goiânia publicou, na última sexta-feira (19), o ato que abre caminho para desapropriação do antigo Jóquei Clube de Goiás, na Avenida Anhanguera. O ato, assinado pelo prefeito Sandro Mabel (UB) e publicado em Diário Oficial, declara a área como de utilidade pública e autoriza a ocupação do espaço para a construção de uma arena multiuso, com foco em cultura, inovação e lazer. A medida integra o plano da atual gestão em revitalizar o Centro da capital.

 

 

Agora, de acordo com o decreto, a Procuradoria-Geral do Município adotará as medidas administrativas e judiciais para execução do texto. Os recursos financeiros necessário para execução serão asseguradas pelo Orçamento Anual do Município da capital. “Pretendemos fazer ali uma área cultural. Preservar aquele patrimônio todo, a arquitetura que é diferenciada. Esse é o primeiro objetivo”, salienta Mabel. 

 

“Cidade que não tem patrimônio, que não tem história, não é uma cidade”, declarou o prefeito ao defender a transformação do antigo clube. A proposta, segundo ele, é preservar a memória da capital enquanto se cria um novo espaço para atividades artísticas, eventos e economia criativa.

 

Além do centro cultural, Mabel também quer transformar parte do local em um polo de inovação, voltado para a indústria de games. A ideia é atrair startups e criar programas de capacitação para jovens. “Queremos ensinar a garotada a fazer games. Que Goiânia seja uma cidade produtora de games, como temos no Vale do Silício. Isso hoje é uma coisa muito rentável”, argumenta.

 

 

Revitalização do Centro já em andamento

A desapropriação do Jóquei é um dos eixos do projeto de revitalização do Centro de Goiânia, que já começou a ser executado em outras frentes. Um dos exemplos citados pela Prefeitura é a requalificação da tradicional Rua do Lazer, na Rua 8. O local recebeu melhorias no calçamento, acessibilidade, paisagismo e iluminação, além de nova pintura das fachadas.

 

De acordo com o prefeito, o impacto já é visível: “Na Rua do Lazer, 80% das lojas estavam todas fechadas. Hoje, você não encontra nenhuma fechada. Já têm dois restaurantes, uma boate, várias lojas abrindo. Vamos requalificar os becos, atraindo restaurantes ao ar livre”.

 

Mais moradores no Centro

Outro objetivo da Prefeitura é aumentar o número de moradores na Região Central. Atualmente, cerca de 9 mil pessoas vivem na região, mas o plano é atrair até 25 mil, aproveitando a infraestrutura de transporte e serviços disponíveis. “É o maior entroncamento logístico para pessoas. Os BRTs Norte-Sul e Leste-Oeste se encontram ali. O Centro vai desenvolver muito”, prevê Mabel.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!