
Os corpos dos estudantes e do motorista da Universidade Federal do Pará (UFPA) que morreram em um acidente na BR-153, em Porangatu, na madrugada de quarta-feira (16), foram velados no Campus Guamá, em Belém. O velório aconteceu no Auditório Setorial Básico no final da tarde de sexta-feira (18), com uma homenagem póstuma. Os alunos estavam em direção à Goiânia, onde iriam participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), quando foram atingidos por um caminhão de grande porte.
As vítimas fatais chegaram à Base Área de Belém no início da tarde desta sexta-feira e foram transportadas em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Familiares e o reitor da universidade receberam os corpos de Ana Letícia Araújo Cordeiro, aluna de pedagogia; Leandro Souza Dias, estudante de farmácia e Welfesom Campos Alves, que cursava Produção e Multimídia.
Além dos estudantes, o motorista Ademilson, conhecido como Militão, que trabalhava na universidade há nove anos e cobria férias de outro motorista, também morreu no acidente. Ele foi velado em Altamira.
Acidente na BR-153
O acidente ocorreu na madrugada de quarta-feira (16), quando um ônibus e um micro-ônibus que transportavam cerca de 140 estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) foram atingidos por uma carreta na rodovia. A suspeita é que o motorista do caminhão dormiu ao volante e invadiu a contramão.
Além das quatro vítimas fatais, vários estudantes ficaram feridos e foram encaminhados a hospitais da região. Até o momento, algumas pessoas continuam internadas em Goiás e Tocantins, recebendo cuidados médicos. O motorista da carreta também perdeu a vida no acidente.
A UFPA decretou luto oficial de três dias em respeito às vítimas e afirma que presta apoio prioritário às famílias afetadas. O presidente Lula, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado e diversas instituições de ensino do Pará também expressaram suas condolências e solidariedade.
