
Um homem foi preso na madrugada de quinta-feira (10), durante uma operação, por perseguir e extorquir um fazendeiro em Santa Helena de Goiás. Segundo a Polícia Civil, o suspeito, que é natural de Ribeirão Preto, São Paulo, foi localizado quando estava em um bar da cidade. Ele estava foragido da Justiça e agia na companhia de outro indivíduo, que foi detido meses antes. A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Santa Helena, com apoio da Guarda Civil Municipal, após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.
Segundo o delegado Humberto Soares, o suspeito estava foragido da Justiça de Santarém e era investigado por extorquir a vítima com falsas provas de abuso infantil. Com ajuda de um comparsa, eles pressionavam a vítima e exigiam grandes quantias em dinheiro para ficarem em silêncio. “Ele, na companhia de outro indivíduo, extorquiu um fazendeiro aqui na região, solicitando valores vultuosos para não denunciarem essa pessoa às autoridades públicas”, explicou Humberto.
Para aumentar ainda mais a pressão psicológica sobre a vítima, o suspeito gravou vídeos em frente à Delegacia de Polícia e ao Conselho Tutelar da cidade, dizendo que iria formalizar a denúncia, além de divulgar as “provas” pelas redes sociais. “Eles diziam à vítima que, caso os valores não fossem pagos, iriam espalhar na internet, na cidade e perante as autoridades públicas, que a vítima seria um pedófilo”, disse Humberto.
O comparsa já havia sido preso meses antes, mas o investigado estava fora da cidade na ocasião. “Alguns meses atrás, nós prendemos um comparsa do suspeito, mas o indivíduo que foi preso hoje morava no interior de São Paulo e não estava na comarca de Santa Helena quando o outro foi preso.”
Com base em informações compartilhadas entre as forças de segurança, a polícia descobriu que o homem estaria na cidade novamente. “Tivemos a notícia de que ele estaria hoje, nesta madrugada, nos bares da cidade. As equipes intensificaram as buscas e conseguiram encontrar o suspeito em um estabelecimento comercial”, detalhou o delegado.
Durante a abordagem, o homem não apresentou resistência. O suspeito foi levado à Unidade de Pronto Atendimento para exame médico e, após o atendimento ambulatorial, encaminhado à Unidade Prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
