
O momento conturbado que envolve o atual cenário político da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ganhou mais um capítulo na noite desta sexta-feira (16/5). Ronaldo Fenômeno usou uma rede social para criticar um manifesto assinado por 19 das 27 federações estaduais do Brasil que pede por uma renovação da entidade.
Por meio de um Story, Ronaldo publicou um print do manifesto e escreveu: “Agora?”. A publicação do Fenômeno vem após uma tentativa de candidatura à presidência da CBF que não deu certo por conta da falta de apoio das entidades para que o ex-jogador pudesse concorrer no pleito.
Story de Ronaldo publicado no Instagram
Relembre
No dia 16 de dezembro de 2024, o ex-jogador tornou pública a intenção de se candidatar ao cargo de presidente da CBF. “Eu tenho centenas de motivações, mas a maior delas é voltar com o respeito do futebol brasileiro a nível mundial. O que mais acontece comigo nas ruas são as pessoas parando e pedindo para eu voltar a jogar, porque a situação da Seleção não é das melhores neste momento, tanto dentro de campo quanto fora”, afirmou Ronaldo na época.
Contudo, a candidatura de Ronaldo não foi para frente. No dia 12 de março de 2025, o empresário anunciou a desistência do processo eleitoral. A decisão ocorreu após dificuldades encontradas para conseguir o apoio de federações estaduais para concorrer ao pleito.
“Não pude apresentar meu projeto, levar minhas ideias e ouvi-las como gostaria. Não houve qualquer abertura para o diálogo”, lamentou Ronaldo.
Manifesto de federações sobre a CBF
Atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues foi afastado do cargo pela justiça do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (15/5). Após o afastamento, 19 federações, incluindo a Federação Goiana de Futebol (FGF), assinaram um manifesto em favor da renovação na CBF. No documento, há o pedido por estabilidade institucional na entidade.
Apenas as federações de Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Minas Gerais, Tocantins e São Paulo não assinaram o manifesto.
Eleições na CBF
Fernando Sarney, que foi nomeado pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) Gabriel de Oliveira Zeferino como interventor da CBF, anunciou a convocação de eleições para definir o novo presidente da entidade para o dia 25 de maio. O pleito também elegerá oito vice-presidentes, três membros efetivos e três suplentes para o Conselho Fiscal.
