
A ilha de Creta, na Grécia, sofreu um terremoto de magnitude 6,3 nesta quarta-feira (14/05), de acordo com o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ). O tremor ocorreu a uma profundidade de 83km. Moradores do Egito também sentiram o ocorrido. Não foi relatado nenhuma vítima ou danos materiais até o momento.
O US Geological Survey (USGS), nos EUA, registrou um terremoto de magnitude 6,1. Ele teria ocorrido a 15 quilômetros ao sul de Fry, cidade da ilha grega de Kasos, com 74 km de profundidade. Ela fica a 260 km de distância de Creta.
O USGS estimou que há pouco risco de deslizamento de terra ou ocorrências de liquefação. Creta é a maior ilha da Grécia, além da mais populosa, com 624 mil habitantes e uma área de 8.450 quilômetros quadrados.
Os últimos terremotos registrados na Grécia foram em fevereiro deste ano. Diversos terremotos sacudiram a ilha Santorini, e quase 6 mil pessoas deixaram o local. No domingo (02/02), mais de 200 tremores foram registrados na ilha Santorini e na vizinhança Amorgos. Jornalistas da AFP informaram que, apesar das filas longas ao lado de fora das agências de viagens, a população não entrou em pânico.
Alguns decidiram ficar na ilha, mas permaneceram ao lado de fora das casas, passando a noite no relento, em veículos ou recintos seguros fornecidos por autoridades municipais.
Cientistas gregos alertaram que a atividade sísmica pode continuar por semanas. Porém, “o cenário de terremotos de magnitude 6 ou mais continua improvável”, disse Efthymios Lekkas, presidente da Organização para Planejamento e Proteção Sísmica (OASP) à Mega Television.
*Informações do portal CNN e UOL
