De olho numa aproximação com a base caiadista, o senador da República, Vanderlan Cardoso (PSD), confirmou nesta terça-feira (1º) ao Poder em Jogo, do portal Mais Goiás, que vai participar do evento de lançamento de pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado (UB) à presidência da República. A solenidade acontece na próxima sexta-feira (4).
A presença de Vanderlan reforça sinais de reaproximação política com Caiado, após ambos terem disputado eleições em lados opostos. Antes da confirmação, em um evento no começo de março, Vanderlan também fez elogios ao governador Ronaldo Caiado e viu potencial no seu nome.
“Vejo o Caiado determinado. Está fazendo o dever de casa. Nenhum dos outros está fazendo o trabalho que ele está fazendo. Quem quer ser candidato tem que mostrar, e ele está mostrando”, disse Vanderlan.
Há outros dois ingredientes curiosos na ida de Vanderlan a Salvador: Seu partido, o PSD, faz parte da base de sustentação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com três ministérios. O petista deve ser o principal adversário de Caiado, caso ambas as candidaturas se confirmem.
Nos bastidores de Brasília, também comenta-se que o PSD deverá lançar candidatura própria à presidência da República e “no tempo certo” vai desembarcar da gestão petista. Nos corredores do Congresso Nacional, fala-se no nome do governador do Paraná, Ratinho Júnior, que não pode concorrer à reeleição.
Vanderlan e Caiado já disputaram eleições no mesmo lado. Em 2020, chegou ao segundo turno mas acabou sendo derrotado para o ex-prefeito Maguito Vilela (MDB) – que acabou vindo à óbito em decorrência da Covid-19. Depois disso, em 2022, o senador preferiu apoiar a chapa liderada pelo ex-deputado federal major Vitor Hugo ao Palácio das Esmeraldas, que acabou elegendo o empresário Wilder Morais, ao Senado Federal.
Em 2024, ambos voltaram a se enfrentar. Vanderlan tentou novamente o Paço Municipal, enquanto o governador Ronaldo Caiado (UB) decidiu apoiar o empresário Sandro Mabel (UB), que acabou eleito no segundo turno.
