O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o desbloqueio das contas bancárias do jornalista Rodrigo Constantino. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (31) pelo próprio colunista, que está em tratamento contra um câncer nos Estados Unidos.
O pedido havia sido protocolado há cerca de dez dias pela defesa de Constantino. Segundo o advogado Emerson Grigollette, os recursos serão usados para custear despesas médicas, que já somam mais de R$ 416 mil, além das mensalidades do seguro de saúde, em dólar. “Acabei de ser intimado da decisão do ministro Alexandre de Moraes, concedendo nosso pedido de desbloqueio das contas bancárias do querido Constantino para o tratamento de sua enfermidade”, afirmou o advogado, comemorando a decisão.
Rodrigo Constantino teve suas contas bloqueadas em janeiro de 2023, no contexto do Inquérito das Fake News, aberto em 2019 para apurar a disseminação de supostas notícias falsas e ataques contra o STF e seus ministros. Na mesma decisão, ele também teve o passaporte cancelado, medida que atingiu outros investigados, como o empresário Paulo Figueiredo.
Em artigo publicado na Revista Oeste, onde é colunista, Constantino relembrou o impacto das sanções judiciais em sua vida e sugeriu que a decisão de Moraes pode ter sido influenciada por pressões externas. “De alguma forma, ele vem demonstrando alguns sinais dúbios de recuo”, escreveu.
