
Uma operação da Polícia Federal cumpre, nesta quinta-feira (6/1), mandados judiciais contra investigados por desvio de recursos públicos na Saúde de Goiás. Ao todo, são cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Goiânia e Brasília. Segundo a corporação, os desvios de recursos públicos aconteceram entre 2012 e 2018.
Além dos mandados de busca e apreensão, a 11ª Vara Federal também determinou o sequestro de R$ 28 milhões dos envolvidos.
As investigações apontaram que os desvios foram feitos por meio de uma organização social em contratos com o Governo do Estado, a qual subcontratava empresas ligadas a políticos e administradores da própria organização social. Parte do dinheiro recebido por essas empresas retornava aos políticos e aos próprios administradores da organização social, o que é vedado por Lei.
Além do desvio de recursos (peculato), também são investigados os crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de capitais. A soma das penas máximas aos respectivos crimes pode ultrapassar os 40 anos.
O Mais Goiás entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás em busca de um posicionamento e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.
