Devido aos diversos terremotos que sacudiram a ilha Santorini, quase 6 mil pessoas deixaram o local nas últimas 48 horas. Cerca de 4.640 passageiros embarcaram em quatro balsas, que começaram a deixar a ilha no domingo (02/02). A companhia aérea grega Aegean Airlines informou que transportou 1.294 passageiros de Santorini para Atenas em um total de nove voos, sendo cinco extras.
No último domingo (02/02), mais de 200 tremores foram registrados na ilha Santorini e na vizinhança Amorgos. Jornalistas da AFP informaram que, apesar das filas longas ao lado de fora das agências de viagens, a população não entrou em pânico. Alguns decidiram ficar na ilha, mas permaneceram ao lado de fora das casas, passando a noite no relento, em veículos ou recintos seguros fornecidos por autoridades municipais.
“Tudo tremia. Tremia a cada três ou quatro horas ontem. Nunca tinha passado por isso antes”, disse um guia turístico que vive na ilha há 17 anos, Kostas Sakavaras, à agência de notícias AFP. O terremoto mais forte registrado até agora foi de magnitude 4,6.
Cientistas gregos alertaram que a atividade sísmica pode continuar por semanas. Porém, “o cenário de terremotos de magnitude 6 ou mais continua improvável”, disse Efthymios Lekkas, presidente da Organização para Planejamento e Proteção Sísmica (OASP) à Mega Television. Todas as escolas em Santorini, Amorgos e ilhas vizinhas estarão fechadas até sexta-feira, as autoridades dizem que são por medidas de precaução.