A prefeitura de Goiânia vai licitar empresas de drones para jogar larvicidas contra o mosquito transmissor da dengue em áreas onde o agente de saúde não tem acesso. A informação foi confirmada ao Mais Goiás nesta tarde de sexta-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio de nota.
Conforme a SMS, “os agentes vão combater o mosquito com inseticida. Já a empresa vai usar os drones com larvicida, que vão ser lançados em locais como telhados e carros abandonados e com água acumulada, para o combate às larvas do mosquito transmissor da dengue”.
Ainda em nota, a pasta disse que são feitos estudos para o uso desses equipamentos e o cronograma para o chamamento de empresa já está em fase de elaboração. “A partir da contratação da empresa que vencer esse processo, os trabalhos vão ser feitos em conjunto. Os agentes de endemias do município, juntamente com a empresa vencedora.”
Vale citar que, em 2024, Goiás registrou 318,3 mil casos de dengue. Em relação aos óbitos, foram 426. Somente em Goiânia, 64 confirmados. Mas ainda sobre o Estado, neste ano, são 150 confirmações e duas mortes em investigação. Uma na capital e outra em Heitoraí.
Nota da secretaria de Saúde de Goiânia:
“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que estão sendo feitos estudos para o uso dos drones, juntamente com adequações no processo que vai ser feito de forma emergencial, respaldado pelos Decretos de Calamidade Pública/ Emergencial de Dengue. O cronograma ainda está sendo elaborado para que aconteça o chamamento das empresas que queiram participar desse processo. A partir da contratação da empresa que vencer esse processo, os trabalhos vão ser feitos em conjunto. Os agentes de endemias do município, juntamente com a empresa vencedora.
Os agentes vão combater o mosquito com inseticida. Já a empresa vai usar os drones com larvicida, que vão ser lançados em locais como telhados e carros abandonados e com água acumulada, para o combate às larvas do mosquito transmissor da dengue.”