A Polícia Civil de Goiás (PCGO) prendeu um homem suspeito de movimentar R$ 24 milhões com o chamado “golpe do amor”. Ele foi preso na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, na quinta-feira (12), após retornar de um cruzeiro. Os crimes ocorreram nos últimos 3 anos. Uma das vítimas é uma idosa de Águas Lindas.
A prisão ocorreu durante a segunda fase da Operação Smith, conduzida pelo Grupo Especial de Investigações Criminais de Águas Lindas, da 17ª DRP. O mandado de prisão preventiva foi cumprido após investigações iniciadas em março de 2023, quando uma mulher de Águas Lindas procurou a polícia para relatar que havia sido vítima do golpe do amor, também conhecido como “falso militar americano”.
De acordo com a Polícia Civil, o golpe é aplicado por criminosos que se fazem passar por militares norte-americanos. Após ganharem a confiança das vítimas, eles pedem grandes quantias em dinheiro para o pagamento de taxas alfandegárias de presentes supostamente enviados do exterior.
Com o avanço das investigações, a corporação conseguiu identificar o suspeito. Em julho de 2023, os agentes prenderam dois envolvidos – um nigeriano e um brasileiro – durante a primeira fase da operação.
O caso continuou sob investigação até a Polícia identificou o terceiro suspeito, que foi detido em Santos. O homem preso por aplicar o golpe do amor pode ser indiciado por estelionato e lavagem de dinheiro, com pena de até 18 anos de prisão. As apurações permanecem com o objetivo de identificar todos os integrantes da rede criminosa por trás do golpe.