Cuba, governada pelo ditador Miguel Díaz-Canel, que sucedeu os irmãos Raúl e Fidel Castro, aliados históricos de Lula e do PT, já recebeu apoio financeiro do Brasil em governos anteriores, como no financiamento do Porto de Mariel. No entanto, o país caribenho ainda deve mais de R$ 3 bilhões ao Brasil.
Além disso, Gleisi criticou o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba, que perdura há seis décadas. “Mesmo sofrendo seis décadas com um bloqueio econômico cruel, o povo cubano sempre deu a mão a quem precisa, inclusive a nós, no Brasil”, afirmou a deputada.
Gleisi também anunciou uma campanha do PT intitulada “Ajude Cuba a se reerguer”, incentivando doações para ajudar o país. A campanha, apoiada por figuras públicas como Frei Betto, o ator José de Abreu, e o prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá, busca coletar roupas, alimentos, itens de higiene e doações financeiras. Os valores arrecadados serão repassados diretamente para a Câmara Empresarial Brasil-Cuba.
Postos de coleta foram estabelecidos em cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Niterói, Vitória e Maricá. A campanha visa retribuir a solidariedade que, segundo o PT, Cuba sempre ofereceu ao mundo em momentos de crise.