Um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (24), revelou que, se as eleições para presidente fossem realizadas hoje, Jair Bolsonaro venceria Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas. O ex-presidente superaria tanto o atual presidente, Lula, quanto outros possíveis candidatos, incluindo Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher.
De acordo com a pesquisa, Bolsonaro teria 38,8% dos votos válidos, enquanto Lula ficaria com 36% no cenário estimulado. Contra Michelle Bolsonaro, Lula manteria os mesmos 36% das intenções de voto, com a ex-primeira-dama alcançando 33%. Em ambos os cenários, a diferença entre os candidatos está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
No cenário em que Lula enfrentaria Tarcísio de Freitas, o presidente obteria 36,9% das intenções de voto, enquanto o governador de São Paulo registraria 25,6%.
A pesquisa também indicou que Lula seria vencedor em cenários contra outros governadores, como Romeu Zema (Minas Gerais), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ratinho Júnior (Paraná) e Ronaldo Caiado (Goiás). Ciro Gomes, que disputou as eleições de 2022, também seria derrotado por Lula.
Em termos de rejeição, Bolsonaro lidera com o maior número de eleitores que “não votariam de jeito nenhum” nele, com 48,4%. Lula segue com 47,4%, Michelle Bolsonaro com 45,8% e Tarcísio de Freitas com 34,8%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2024, entrevistando 2.020 pessoas com 16 anos ou mais em 26 Estados e no Distrito Federal. O intervalo de confiança do levantamento é de 95%.