Com a posse de André Santos Pereira como presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) em 19 de fevereiro, renova-se a esperança na batalha contra a crescente “epidemia de insegurança” que assola o Brasil. Fundada em 1949, a ADPESP, agora sob a liderança de Santos, mira alto ao almejar a implementação de um robusto Plano Estadual de Segurança Pública. “O Brasil vive uma epidemia de insegurança”, Santos ressalta, evidenciando a necessidade urgente de estratégias eficazes para reverter esse quadro alarmante.
O cenário atual de insegurança, marcado por um aumento de 16,6% nos roubos e furtos de celulares em 2023, com 999.223 ocorrências registradas, exige medidas imediatas. Além disso, o país testemunhou um crescimento preocupante nos casos de estupro e homicídios de mulheres no primeiro semestre de 2023, apontando para um agravamento na violência contra a mulher.
André Santos Pereira enfatiza a importância da colaboração entre os Estados e o governo federal para enfrentar esses desafios. A integração das políticas de segurança, ancorada em critérios objetivos e despolitizados para a alocação de recursos, surge como elemento chave para a contenção dessa onda de crimes. Santos alerta para a necessidade de distinção clara entre narrativas políticas e ações práticas efetivas na segurança pública, uma visão que promete nortear sua gestão na busca por soluções duradouras para a segurança dos cidadãos paulistas e brasileiros.