Jair Bolsonaro (PL) desembarcou em Budapeste, capital da Hungria, na manhã desta quinta-feira (17). O Presidente viajou diretamente de Moscou, capital da Rússia, onde se encontrou com Vladimir Putin e prestou homenagem a soldados comunistas. No país, Bolsonaro vai se reunir com o primeiro-ministro Victor Orbán, nome da extrema-direita local.
Na agenda do presidente também está uma cerimônia destinada aos heróis húngaros e uma conversa com o presidente János Áder.
Além disso, pouco se sabe sobre o que Bolsonaro fará em Budapeste. A Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) e o Itamaraty não divulgaram o motivo do deslocamento até esta semana, quando surgiram acordos bilaterais a serem assinados nas áreas de defesa e cultura, humanitária e de gestão de recursos hídricos.
Bolsonaro e János Áder farão uma declaração conjunta e deverão almoçar juntos.
Após concluir a agenda na Hungria, o presidente retornará ao Brasil. Na última quarta-feira (16), ele afirmou que na próxima sexta (18) estará no Rio de Janeiro para sobrevoar a região de Petrópolis, onde mais de 100 pessoas morreram por conta das chuvas.