Um idoso, de 70 anos, e cinco cães foram encontrados em meio a lixo, entulho, fezes e urinas de animais em uma residência de Jataí, região Sudoeste de Goiás, na última terça-feira (25). Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), o homem e os animais viviam em situação precária, já que o idoso está com a saúde debilitada e não consegue se locomover.
O caso foi descoberto após a corporação receber denúncia de maus-tratos a animais em uma residência no Bairro Vila Paraíso. Após chamar o morador e não receber resposta, a guarnição notou, através da janela do imóvel, a presença do idoso, que não conseguiu andar até a porta para permitir a entrada dos guardas.
No local, havia cinco cachorros que estavam sem se alimentar, além de entulhos e lixos espalhados pela casa.
Idoso encontrado em meio a lixo e fezes de animais em Jataí se alimentava de comida estragada
Para entrar na residência, um dos guardas precisou pular o muro do local. Dentro da casa, foi observado que o idoso se alimentava de comidas estragadas.
Potes de ração foram encontrados na casa, porém, por não conseguir se locomover, o idoso não alimentava os animais.
Resgate
Os guardas alimentaram os cães e acionaram uma ONG protetora dos animais para resgatá-los. Os cachorros passaram por avaliação de médicos veterinários e serão colocados para adoção.
O idoso foi levado ao Hospital Municipal de Jataí onde passou por atendimento médico e segue internado em observação. O Conselho do Idoso e a Assistência Social do município foram acionados para dar assistência ao idoso. Aos guardas, o homem contou que não tem parentes na cidade.