A Polícia Civil procura por um homem que abandonou cinco filhotes de cachorro em frente a um pet shop, no Setor Aeroviário, em Goiânia. O crime aconteceu durante a madrugada de quarta-feira (26) e foi registrado por câmeras de segurança. Até o momento, a polícia não conseguiu identificar o sujeito que aparece nas imagens, mas informou que vai fazer buscas pela região. Abandonar animais é considerado crime de maus-tratos no Brasil, pela Constituição Federal e pela Lei de Crimes Ambientais.
O delegado Luziano Carvalho, responsável pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), informou que o caso está sob responsabilidade do Grupo de Proteção Animal (GPA). No entanto, adiantou que o vídeo que registrou a ação não identifica a placa do carro. Por esse motivo, os policiais irão até o local para verificar outras câmeras.
“O caso precisa ser esclarecido. É muito comum, mas precisa acabar”, disse o investigador. Veja abaixo o vídeo que mostra o abandono dos animais.
No vídeo, é possível ver quando o carro se aproxima por volta das 5h30. O motorista desce, abre a porta do passageiro e pega a caixa onde estavam os filhotes. Em seguida, de cabeça baixa e com o rosto coberto por uma blusa de frio, o homem abandona os animais em frente ao pet shop. Logo depois, ele volta para o carro e vai embora.
A pena para maus-tratos contra animais é de até cinco anos de prisão, caso o crime tenha sido cometido contra cães e gatos. Caso o delito tenha acontecido contra outros animais, a pena é de até um ano.
Homem que abandonou filhotes de cachorro cobriu o rosto
Em entrevista ao Mais Goiás, uma funcionária do pet shop, que preferiu não se identificar, lamentou o ocorrido. Ela conta que chegou para trabalhar durante a manhã do dia 26 de janeiro e encontrou uma caixa cilíndrica com os cinco filhotes dentro. Através das câmeras, a funcionária diz que conseguiu ver que os animais haviam sido abandonados e que a pessoa que o fez estava de carro e com uma blusa de frio com capuz que cobria o rosto.
Para ela, o ato de se esconder indica que a pessoa sabia que se tratava de uma atitude incorreta. “Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime. Me senti impotente, as pessoas não se colocam no lugar das outras”, disse a denunciante.
Os cinco filhotes abandonados, sendo três machos e duas fêmeas, procuram por um lar
Ao todo, são três filhotes machos e duas fêmeas, que têm aproximadamente dois meses de vida. “Dei vermífugo para todos eles e estão aparentemente saudáveis. Mas me senti muito triste em perceber como o ser humano é mau, irracional e egoísta. Os animais são responsabilidade de todos nós, cada um tem que fazer sua parte. Agora, procuro pessoas que queiram adotá-los, para que eles nunca mais passem por isso”, afirmou.
A denunciante procura agora por pessoas que tenham o interesse em adotar os filhotes. Ela conta que muitas pessoas se comovem com a história, demonstram interesse nos animais, mas no final das contas, nunca assumem nenhum compromisso em adotá-los.