A Nova Zelândia registrou, nesta terça-feira (19), o maior número de casos diários de Covid-19 desde o início da pandemia, à medida que a variante delta se espalha na maior cidade do país, Auckland.
As autoridades de saúde do país confirmaram 94 novas infecções, número que é relativamente baixo em comparação com outros países mas que representa um recorde de contágios entre os neozelandeses.
Cerca de 1,7 milhão de moradores de Auckland estão sob um restrito confinamento que foi estendido por mais duas semanas a partir desta segunda-feira (18).
“As regras são importantes para todos, e a realização de um teste, se você apresentar sintomas, aplica-se a todos”, disse a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern. “Precisamos de todos que podem ser vacinados, todos temos um papel a desempenhar.”
Considerado um bom exemplo na resposta à pandemia, o país permaneceu praticamente livre do coronavírus até o surgimento da variante delta, mais contagiosa e potencialmente mais letal.
De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, a Nova Zelândia registra um total de 5.154 casos e 28 mortes por Covid-19. Quase 74% da população recebeu ao menos uma dose da vacina contra a doença, e 58% já estão com o esquema vacinal completo.