Uma criança de 2 anos e 7 meses de idade recebeu alta da UTI pediátrica do Hospital Materno-Infantil (HMI) dias após retirar um tumor raro da cabeça. O sucesso do procedimento provocou a emoção da família e funcionários da unidade. O menino foi operado no dia 18 de agosto e liberado na segunda-feira (23). Zacharias Calil, um dos médicos que participaram da cirurgia, chegou a dizer que só viu mais um caso semelhante a esse em 40 anos de medicina.
A criança chegou ao HMI após passar por várias outras unidades. O motivo foi um caroço encontrado em sua cabeça, que começou do tamanho de um grão de feijão. Conforme Sandra da Silva, mãe do menino e moradora de Aparecida de Goiânia, acharam que ele tinha se machucado quando o caroço na cabeça apareceu. Mas o aumento de tamanho do grânulo, com o passar do tempo, chamou a atenção, fazendo Sandra procurar ajuda médica.
Diagnosticado com um tumor raríssimo, o menino chegou ao HMI para a cirurgia no dia 18 de agosto, sendo atendido pelos médicos Rogério Hamu, Fernando Martins e Zacharias Calil, que também é deputado federal. Segundo Calil, o caso da criança era delicado. “É um caso complexo, extremamente raro. Nesses 40 anos, só vi dois casos, sendo um em adulto e esse dessa criança”, afirmou.
Cirurgia para retirada de tumor raro foi bem-sucedida
Felizmente, o procedimento operatório ao qual o menino foi submetido foi considerado um sucesso, sem intercorrências, com a recuperação do paciente concluída em cinco dias de pós-operatório. “Ela voltará ao hospital apenas para controle”, explicou o cirurgião, que aguarda o resultado da biópsia para saber o tipo de tumor.
A mãe, Sandra, foi tomada de emoção ao ver o filho sem o tumor. “Foi renascimento. A melhor coisa que aconteceu na minha vida”, declarou.