Depois de mais de 60 dias internado com Covid-19 no Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos, em Goiás, Mário Genaldo Martins, de 52 anos, finalmente recebeu alta da equipe médica, na manhã da última quinta-feira (19). O momento da saída do paciente, que teve alto comprometimento pulmonar, causou profunda comoção nos funcionários do hospital e na família. Emocionada, a esposa de Mário se referiu ao marido como um “milagre”.
Morador de São Miguel do Passa Quatro, Mário deu entrada no hospital no dia 16 de junho, com diagnóstico de Covid-19. Ele foi encaminhado para a UTI da unidade após seu quadro repiratório se agravar, e precisou ser submetido a uma traqueoestomia, após ser intubado. De acordo com o hospital, Mário teve um comprometimento pulmonar de 75%.
Com os cuidados da equipe de Saúde da unidade hospitalar, o paciente começou a se recuperar aos poucos. Porém, não foi fácil e tampouco, rápido: foram 60 dias somente na UTI, até poder ser transferido para a enfermaria, onde ficou por mais cinco dias. O esforço dos profissionais valeu a pena: na manhã de ontem, Mário finalmente recebeu alta do hospital e deixou a unidade sob aplausos dos presentes.
Após 60 dias de luta, esposa diz que marido “é um milagre”
A esposa de Mário, Vaneli dos Anjos, não conteve a emoção na hora de abraçar o marido e atribuiu a recuperação do marido a um milagre. “Toda honra e toda glória a Jesus. O meu esposo é um milagre, Deus trouxe ele de volta. Obrigada por fazerem parte deste milagre” disse. Antes de deixar totalmente o hospital, o paciente – agora curado da Covid-19 – passou por um “corredor de homenagens” de familiares e profissionais do hospital.
Em uma carta endereçada à equipe de profissionais do Hospital de Itumbiara, Mário se sua família agradeceram os cuidados recebidos. “Sou um milagre e estou aqui”, disse. O caso de Mário entra para a estatísticas felizes. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), 759.623 dos 795.357 casos confirmados da Covid-19 no estado se recuperaram da doença.