O republicano Donald Trump assumirá a presidência dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20/01), em Washington. A posse de Trumpo acontece após sair vitorioso nas eleições de 2024.
A posse de Trump contará com desfiles e celebrações oficiais, reunindo celebridades e aliados de Trump. O presidente da Argentina, Javier Milei, a primeira ministra italiana, Giorgia Meloni, confirmaram presença. Também devem comparecer Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg, além de Shou Zi Chew, CEO do TikTok.
Joe Biden e Kamala Harriz estarão presentes. O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também é esperado no evento, mas a ex-primeira-dama, Michelle Obama, Não irá comparecer ao evento.
O presidente Lula não foi convidado para a posse de Trump, mas isso é algo comum. Os governantes costumam evitar participar de cerimônias de posse no exterior por questões de segurança, enviando diplomatas como representantes. No entanto, Trump convidou vários líderes estrangeiros para a cerimônia. A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, vai representar o país.
O presidente chinês Xi Jipig e Viktor Orbán, da Hungria, recusaram o convite. Também foram convidados Tino Chrupalla, do Alternativa para a Alemanha (AfD), e o espanhol Santiago Abascal. Vladimir Putin, presidente russo, e Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte, não foram convidados.
As apresentações musicais e discursos iniciais terão início no palácio principal, localizado no Capitólio, às 11h30, pelo horário de Brasília. A posse está prevista para acontecer às 12h no horário local, pelo horário de Brasília será por volta das 14h. Donald Trump e o vice-presidente J.D. Vace prestarão o juramento. Pela noite, Trump estará presente em três bailes inaugurais na cidade.
Os interessados podem assistir a posse através da BandNews TV, pelo Youtube oficial da Casa Branca, ou também pela TV Globo.