A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou a circulação das variantes de Covid-19 de Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Índia na cidade de Goiânia. O resultado do exame de genotipagem foi divulgado na tarde desta sexta-feira (6) e revelou que das 50 amostrar analisadas, 47 são da variante de Manaus (96%), uma do Rio de Janeiro (2%) e uma última indiana (2%). Agora, o órgão irá investigar se a única amostra positiva da variante indiana se trata da variação Delta ou Californiana. Uma amostra ainda não foi analisada.
Em todo o mundo a chamada variante Delta tem sido uma preocupação para os especialistas em saúde. Dados preliminares apontam que ela é mais transmissível, causa maior risco de hospitalização e de reinfecção, além de um quadro de sintomas um pouco diferente do que já havia sido percebido. Em todo o estado de Goiás já são quatro casos confirmados da variante.
A secretária executiva de saúde, Luana Ribeiro, reforçou que os cuidados , como uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos, precisam continuar sendo tomados até que os casos da doença sejam controlados.
De acordo com a SMS, o município alcançou nesta sexta-feira (6) a marca de 60% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até o momento, 701.745 pessoas, de 1.045.274, já receberam pelo menos uma dose do imunizante. Já o número de pessoas completamente imunizadas é de 29,38%.
Larissa Feitosa
Do Mais Goiás