Goiás tem, até agora, cinco casos confirmados da variante Delta do coronavírus (inicialmente conhecida como ‘cepa indiana’). Quatro deles são de Goiânia e o outro é de um morador de Santo Antônio do Descoberto. Além desses, a Prefeitura de Anápolis confirmou que o município teve notificação de dois casos suspeitos, que ainda estão em investigação.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), dos quatro casos confirmados, um tem histórico de viagem internacional e o outro é de um contato desta pessoa. As demais confirmações possuem relação com um surto que ocorreu em Brasília, no Distrito Federal (DF). Todos esses registros são de residentes em Goiânia.
Já o quinto caso seria de um morador de Santo Antônio do Descoberto, município a 190 quilômetros de Goiânia. A pessoa infectada relatou que teve contato com duas pessoas confirmadas no local do trabalho e foi identificada a presença da variante Delta após o sequenciamento genômico.
Além dos casos confirmados, há dois suspeitos que ainda estão investigação, em Anápolis. Em nota, a prefeitura informou que se trata de um casal e que segue em monitoramento. Veja a nota:
“A Secretaria Municipal de Saúde informa que foi notificada pelo Estado de caso suspeito de um casal de moradores de Anápolis pelo fato de terem entrado em contato com outros casos confirmados provenientes de surto em Brasília. As duas pessoas estão sendo monitoradas, aguardando resultados. Ambos permanecem isolados e ainda não há confirmação.”