Goiás recebeu na madrugada desta terça-feira (20) nova remessa de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. São 62.400 doses de CoronaVac, desenvolvidas pelo Instituto Butantan com a SinoVac, e 37.400 de AstraZeneca, da Universidade de Oxford com a FioCruz – o que totaliza 99.800 doses.
A CoronaVac será utilizada para a primeira e segunda doses. Já a AstraZeneca, que foram enviadas através do Consórcio Covax Facility, serão utilizadas exclusivamente para a primeira aplicação.
Assim que passarem pelo processo de conferência na Central de Frios os imunizantes serão enviados para os municípios goianos.
As vacinas devem reforçar a vacinação nos município, que relatam baixo estoque. Goiânia, por exemplo, limitou a aplicação em três postos para pessoas acima de 39 anos.
Balanço da vacinação
Do total de imunizantes recebidos, até às 15h de segunda-feira (19), Goiás aplicou 2.721.533 primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Com o esquema vacinal completo, seja pelo reforço ou pela aplicação de vacina em dose única, foram imunizadas 951.394 pessoas. Com o novo carregamento, Goiás atinge a marca de 4.651.350 vacinas recebidas desde o início da campanha, em janeiro deste ano.
Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás