O Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) confirmou que começará, nesta semana, a fazer auditorias surpresa nas bancas examinadoras práticas e teóricas, que haviam sido retomadas desde o dia 31 de março. As auditorias têm por objetivo “garantir a qualidade dos serviços prestados” e, além da capital, já foram realizadas em bancas de Aparecida, Senador Canedo, Anápolis, Trindade e Posse.
Segundo Detran, as inspeções nas bancas buscam observar “o modus operandi dos servidores e permissionários (instrutores das autoescolas) a fim de assegurar o cumprimento das normas e portarias vigentes”. Durante as auditorias nas bancas também são fiscalizados os veículos utilizados para as provas práticas.
Se alguma irregularidade for verificada durante a auditoria, um processo administrativo é instaurado para averiguar a ocorrência. Após a investigação, se a irregularidade partir de servidor, o processo é encaminhado à Corregedoria Setorial para apuração da conduta, onde a pena pode ir de advertência até a exoneração.
“Se a irregularidade for causada por permissionário, ele pode ser punido com advertência, suspensão até descredenciamento”, destaca o Detran.