Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
BLOG POSTA NOTÍCIA DUVIDOSA E FAZ COM QUE PREFEITURA PUBLIQUE UMA NOTA OFICIAL PARA DESMENTIR
Morrinhos
Publicado em 29/01/2021

Por mais que se fale sobre as chamadas fake news, elas estão aí causando trantornos e colocando em cheque os bons veículos de imprensa.

Essas "maçãs podres", não se preocupam em levar informações corretas a ninguém e tampouco em manter a reputação dos bons profissionais, e, menos ainda, em preservar pessoas, autoridades ou instituições, dos efeitos danosos da sua irresponsabilidade, pois, o que essa gente gosta mesmo é de "lacrar" e ganhar curtidas em redes sociais.

E foi justamente por conta de uma dessas tentativas de "lacração" que hoje, a prefeitura municipal de Morrinhos, por meio de sua assessoria de comunicação se viu obrigada a divulgar uma nota desmentindo uma dessas fake news, o que, segundo ela (Prefeitura) foi postada pelo blogue citado na nota o que causou muita confusão na cabeça das pessoas e problemas à administração do município.

Na nota, onde estão descritas e rechaçadas todas as acusações feitas pelo blogue, a Prefeitura lamenta o ocorrido e chama ao bom senso essas pessoas antes de fazerem postagens sobre assuntos dos quais não têm domínio nem conhecimento, e que tais publicações causam danos pra toda sociedade e descrédito a todos os servidores públicos que trabalham incansavelmente na busca de prestar os melhores serviços à população.

Apesar de a nota da prefeitura não fazer nenhuma menção a esse ponto, é bom lembrar que, a divulgação de notiícias falsas (Fake News) ensejam a abertura de processo e possibilidade de condenação por eventuais danos que delas derivem, inclusive com a retratação pública e financeira.

Vejam abaixo, a íntegra da nota veiculada pela prefeitura e reproduzida aqui.

A Prefeitura Municipal de Morrinhos, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer um boato compartilhado nas redes sociais e entre grupos de Whatsapp da cidade, de autoria do canal Morrinhos Urgente, sobre a falta de medicamentos da Farmácia Básica e vacinação na UBS Morro da Saudade. É importante frisar que a notícia é inverídica, não contém informações válidas e jamais foi apurada pelo veículo informado. O poder público lamenta a situação, pois compromete todo o trabalho realizado pelos servidores municipais, em um período incerto, com uma grave crise de saúde pública.

Tendo em vista a esses fatores apresentados, a Assessoria de Comunicação reforça para a comunidade que entrou em contato com a responsável da Unidade Básica de Saúde Morro da Saudade, a enfermeira Ana Carolina, obtendo a seguinte resposta: “A UBS Morro da Saudade possui sala de vacinação, asssim como outras cinco unidades do município. No entanto, seu dispositivo de armazenação está cedido para a Clínica da Mulher a fim de receber doses das vacinas relacionadas à campanha contra o coronavírus. A todos os pacientes e usuários do local, bem como as unidades coirmãs, houve a comunicação, além da capacidade de compreensão acerca do procedimento de empréstimo. Ana Carolina ressaltou que achou injusta a propagação dessa notícia, pois cada paciente que chega ao local é muito bem atendido e recebe diversas orientações do médido Dr. Omar e equipe”

Com relação à Farmácia Básica podemos confirmar, através de relato da farmacêutica Tatyanne Moura, que: “O medicamento para a pressão arterial, denominado de Selozok(Metoprolol), não está em falta, sendo disponibilizado às três miligramas do mesmo – 25 mg, 50 mg e 100 mg. Ela ainda lembrou que a prescrição desse ou qualquer outro medicamento deve ser feita a cada trinta dias. Segundo a profissional, o coordenador Wesley e toda equipe também estão à disposição para dúvidas e outras informações”.

Assessoria de Comunicação lembra que divulgação de fake news, ou de informações fora do contexto, só faz atrapalhar o trabalho e o esforço de todos os envolvidos, por isso expõe os telefones de contato das respectivas pastas da Saúde – (64) 3417.2018 e 3417.2060 – para as devidas retratações ou esclarecimentos. 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!