A Prefeitura Municipal de Morrinhos, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer um boato compartilhado nas redes sociais e entre grupos de Whatsapp da cidade, de autoria do canal Morrinhos Urgente, sobre a falta de medicamentos da Farmácia Básica e vacinação na UBS Morro da Saudade. É importante frisar que a notícia é inverídica, não contém informações válidas e jamais foi apurada pelo veículo informado. O poder público lamenta a situação, pois compromete todo o trabalho realizado pelos servidores municipais, em um período incerto, com uma grave crise de saúde pública.
Tendo em vista a esses fatores apresentados, a Assessoria de Comunicação reforça para a comunidade que entrou em contato com a responsável da Unidade Básica de Saúde Morro da Saudade, a enfermeira Ana Carolina, obtendo a seguinte resposta: “A UBS Morro da Saudade possui sala de vacinação, asssim como outras cinco unidades do município. No entanto, seu dispositivo de armazenação está cedido para a Clínica da Mulher a fim de receber doses das vacinas relacionadas à campanha contra o coronavírus. A todos os pacientes e usuários do local, bem como as unidades coirmãs, houve a comunicação, além da capacidade de compreensão acerca do procedimento de empréstimo. Ana Carolina ressaltou que achou injusta a propagação dessa notícia, pois cada paciente que chega ao local é muito bem atendido e recebe diversas orientações do médido Dr. Omar e equipe”.
Com relação à Farmácia Básica podemos confirmar, através de relato da farmacêutica Tatyanne Moura, que: “O medicamento para a pressão arterial, denominado de Selozok(Metoprolol), não está em falta, sendo disponibilizado às três miligramas do mesmo – 25 mg, 50 mg e 100 mg. Ela ainda lembrou que a prescrição desse ou qualquer outro medicamento deve ser feita a cada trinta dias. Segundo a profissional, o coordenador Wesley e toda equipe também estão à disposição para dúvidas e outras informações”.
A Assessoria de Comunicação lembra que divulgação de fake news, ou de informações fora do contexto, só faz atrapalhar o trabalho e o esforço de todos os envolvidos, por isso expõe os telefones de contato das respectivas pastas da Saúde – (64) 3417.2018 e 3417.2060 – para as devidas retratações ou esclarecimentos.