A visita de um homem vestido de Papai Noel em um asilo da Bélgica resultou em 18 mortes de residentes. De acordo com a emissora VRT, o homem, que visitou os idosos no início de dezembro, não sabia que estava com Covid-19.
O asilo Hemelrijck, localizado na cidade de Mol, tem cerca de 120 residentes e 36 funcionários. Segundo o virologista Marc Van Ranst, 97 residentes testaram positivos para Covid-19 e todos os membros da equipe estão infectados.
O Papai Noel, vestido com os trajes de São Nicolau, estava acompanhado de assistentes caracterizados como Zwarte Piet, um famoso personagem local que frequentemente é rotulado de racista por usar o rosto negro.
No asilo, os visitantes foram fotografados próximos aos idosos usando máscaras de proteção. Contudo, alguns residentes estavam sem a proteção facial indicada nesses tempos de Covid-19. Além disso, segundo a VRT, havia pouca ventilação no asilo.
A administração do local afirmou que o Papai Noel e seus ajudantes eram terapeutas. “Eles têm acesso aos residentes em outras ocasiões e, por isso, não é possível afirmar com certeza que a infecção se deu por conta da visita celebrando o Natal” publicou o Hemelrijck.
Os funcionários do asilo esperavam “que o Papai Noel aumentasse a moral entre os residentes” e afirmam que o homem não se sentiu mal antes da visita.
Leia a matéria completa no site da emissora VRT aqui.
Papai Noel visita asilo, espalha Covid-19 e 18 idosos morrem na Bélgica
O asilo alegou que o distanciamento social foi monitorado, mas fotos mostram que o Noel ficou muito perto dos residentes idosos (Foto: VRT/Reprodução)