Visando manter o bem-estar dos 50 idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, durante o isolamento social, continua realizando atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, via WhatsApp, para distribuir atividades recreativas além de prover serviços, programas e benefícios aos que se encontram em situação de vulnerabilidade. O trabalho com idosos já acontece há mais de 6 anos e teve de se adaptar devido às medidas impostas pelos órgãos de saúde pública. De acordo com a coordenadora Rosalice Corceli, às reuniões virtuais entre equipe técnica e o “Grupo Mulheres e Homens Vitoriosos” acontecem toda terça-feira, às 15h. Nas fotos, eles exibem a logo da “Campanha #Fique em Casa” e demostram que a alegria de viver e o cuidado com a saúde estão sendo preservados.
“Diante desse desafio da pandemia, a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos pensou em fazer com que os nossos usuários, em especial os idosos, sentissem a presença dos profissionais durante esse período, além de contribuir para melhorar a situação do isolamento entre eles. Dentre as atividades que mais gostam são cantar e dançar, então aproveitamos desse gosto para fazer um compilado de brincadeiras, desafios, dinâmicas e jogos para estimular a memória”, disse Rosalice confirmando que a equipe do serviço social está mantendo contato com àqueles que vivem sozinhos e têm algum problema de saúde preexistente.
Na ocasião, a coordenadora faz questão de relembrar aos idosos que eles precisam se cuidar. “Aproveitamos a oportunidade para pedir que permaneçam em casa e realizem as atividades de higiene para evitar a contaminação do coronavírus. Foi justamente, nesta perspectiva, através de reuniões que adotamos as seguintes medidas da SCFV para pessoa idosa: criação de grupo de whatsapp com os assistidos pelo serviço; vídeoaulas e áudios com os orientadores sociais e técnicos de referência e também o contato com os que vivem sozinhos”, declarou agradecendo o apoio da primeira-dama Terezinha Amaral ao projeto.