Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Governo elevará mistura de etanol na gasolina para 32% a partir de quarta-feira (24), diz Alckmin
Publicado em 23/06/2026 11:42
Últimas Notícias

O governo federal vai elevar a mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina de 30% (E30) para 32% (E32) a partir da próxima quarta-feira (24), após aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O anúncio foi feito no último sábado (20) pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), durante agenda em Mato Grosso.

Vice-presidente, Geraldo Alckmin

 

A medida já vinha sendo discutida pelo governo e pelo setor de biocombustíveis e deve marcar mais uma etapa da política de ampliação do uso de combustíveis renováveis no país.

 

Segundo Alckmin, a mudança tende a ter reflexos no preço final da gasolina e no desempenho ambiental do combustível.

 

 

“Isso ajuda a gasolina a ficar mais barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria”, afirmou o vice-presidente.

 

Redução de importações

 

De acordo com estimativas do governo, o aumento da mistura pode reduzir a necessidade de importação de gasolina em cerca de 450 a 500 milhões de litros por mês. A avaliação oficial é de que o país pode avançar na direção da autossuficiência no abastecimento do combustível.

 

O Ministério de Minas e Energia já havia indicado que a medida teria caráter temporário e excepcional, com vigência inicial de 180 dias, podendo ser renovada por decisão do CNPE.

 

A proposta também é apresentada pelo governo como forma de otimizar a logística do setor de combustíveis, reduzindo a pressão sobre a infraestrutura de importação e distribuição de derivados de petróleo.

 

Política de combustíveis

 

A mudança faz parte das diretrizes da chamada Lei do Combustível do Futuro, que busca ampliar a participação de fontes renováveis na matriz energética brasileira e reduzir emissões no setor de transportes.

 

Em 2025, o percentual de etanol na gasolina já havia sido elevado de 27,5% para 30%. Com o novo ajuste, o Brasil reforça o uso de biocombustíveis como componente estrutural da política energética.

 

 

O governo também destaca que o país se diferencia internacionalmente pelo alto teor de etanol na gasolina, com potencial de referência para outros mercados.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!