Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Nikolas cobra Alcolumbre por impeachment de Toffoli
Publicado em 13/02/2026 09:41
Últimas Notícias

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) cobrou, na quarta-feira (11), que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), dê andamento ao pedido de impeachment contra o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), por causa das investigações ligadas ao Banco Master.

 

Em publicação nas redes sociais, o parlamentar afirmou: “Inacreditável como todo mundo está vendo os escândalos do Master, menos o presidente do Senado”. Em seguida, acrescentou: “Já passou da hora de abrir o impeachment do Toffoli. Acorda, Senado!”.

 

A cobrança ocorre quase um mês após senadores da oposição protocolarem, em 14 de janeiro, uma denúncia contra o ministro. O documento foi apresentado por Magno Malta (PL-ES), Damares Alves (Republicanos-DF) e Eduardo Girão (Novo-CE). Na petição, eles apontam supostos atos praticados por Toffoli na condução do inquérito e possíveis vínculos indiretos com investigados.

 

 

O caso apura suspeitas de crimes financeiros envolvendo o empresário Daniel Vorcaro e operações consideradas atípicas. Parlamentares afirmam que decisões do relator teriam interferido no ritmo das apurações, enquanto o Supremo sustenta que as medidas foram baseadas em indícios de novos delitos e pedidos de autoridades investigativas.

 

Na própria quarta-feira (11), a Polícia Federal solicitou ao tribunal a suspeição do ministro após encontrar menções ao nome dele em mensagens armazenadas no celular do banqueiro. Toffoli negou relação pessoal com Vorcaro e classificou a suspeita como “ilação”.

 

Pela Constituição, cabe exclusivamente ao presidente do Senado decidir se o pedido será arquivado ou seguirá para análise dos senadores. Para eventual condenação, são necessários votos favoráveis de dois terços da Casa.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!