
O Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) retomam os trabalhos nesta tarde (02), após o recesso. No Legislativo, a sessão de reabertura está marcada para as 15h. Já no Judiciário, a sessão de retorno no STF começa mais cedo, às 14h.
A retomada no Congresso ocorrerá em sessão conjunta de deputados e senadores, sob a condução do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP). A solenidade será realizada no plenário da Câmara.
O evento contará com rito de passagem de tropa em revista, execução do Hino Nacional e salva de tiros de canhão, com a presença dos Dragões da Independência.
Durante a sessão, será lida uma mensagem de Lula (PT) com os projetos prioritários do governo para 2026, além de uma mensagem do presidente do STF, Edson Fachin.
Já no Supremo, a abertura do Ano Judiciário de 2026 será marcada por pronunciamento de Fachin. Os julgamentos da Corte serão retomados na quarta (04).
A sessão solene no STF contará com a presença de Lula, do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Também foram convidados o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente da OAB, Beto Simonetti.
O encontro dos chefes dos Três Poderes ocorre em meio a críticas públicas à atuação da Corte, especialmente em relação à condução das investigações sobre as fraudes envolvendo o Banco Master.
