Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Trump diz que há chance de acordos com Cuba e Irã
Publicado em 02/02/2026 11:48
Últimas Notícias

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou ver chances de um acordo entre seu governo e os de Cuba e do Irã, em meio às tensões com esses países. Segundo Trump, o Irã estaria negociando “seriamente” um acordo nuclear com Washington.

 

Ontem (1º), em conversa com jornalistas, o republicano também se recusou a dizer se já tomou uma decisão sobre um possível ataque militar contra o regime do aiatolá Ali Khamenei.

 

As declarações ocorrem após novos alertas feitos na semana passada de que os Estados Unidos poderiam adotar medidas militares caso Teerã não concorde em negociar.

 

 

Trump ainda descartou questionamentos sobre a possibilidade de reduzir a presença naval dos EUA perto do Irã. “Vamos ver como tudo isso vai acabar”, disse. “Vocês sabem, eles precisam flutuar em algum lugar. Então que flutuem perto do Irã.”

 

Já sobre Cuba, o presidente norte-americano afirmou que conversas também estão em andamento. “Estamos conversando com o povo de Cuba, com os mais altos responsáveis de Cuba”, declarou à imprensa.

 

“Vamos ver o que acontece”, acrescentou Trump, mas “acho que vamos chegar a um acordo com Cuba”.

 

O presidente classificou Cuba como uma “nação quebrada” e afirmou que a situação se agravou com o fim do apoio da Venezuela, que teve Nicolás Maduro deposto pelos EUA. “É assim há muito tempo, mas agora já não tem a Venezuela para apoiá-la”, disse.

 

O governo Trump cortou o fornecimento de petróleo venezuelano a Cuba e que, na semana passada, assinou um decreto prevendo a imposição de tarifas a países que vendam petróleo a Havana.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!