
Opções incluem ataques a instalações nucleares e alvos simbólicos do regime Khamenei
O presidente dos EUA, Donald Trump, avalia diversas opções militares contra o Irã com o objetivo de enfraquecer o regime do aiatolá Ali Khamenei, mas ainda não tomou uma decisão definitiva. A informação é do The New York Times, com base em relatos de autoridades do governo norte-americano.
Segundo o jornal, as alternativas atualmente em análise vão desde novos bombardeios a operações militares encobertas dentro do território iraniano. Nos últimos dias, Trump também passou a considerar a possibilidade de uma mudança de regime, embora essa hipótese seja tratada com cautela dentro da Casa Branca.
Entre as opções militares também estão novos ataques a instalações nucleares do Irã, semelhantes aos bombardeios realizados em junho de 2025, além de ofensivas contra alvos militares e simbólicos do regime.
De acordo com o NYT, uma das alternativas mais arriscadas envolve o envio secreto de forças especiais norte-americanas para destruir ou causar danos significativos a partes do programa nuclear iraniano que não teriam sido atingidas pelos ataques do ano passado.
