Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Israel resgata corpo do último refém do Hamas
Publicado em 26/01/2026 15:40
Últimas Notícias

Corpo de Ran Gvili, de 24 anos, foi localizado em operação militar no norte de Gaza

Israel anunciou nesta manhã (26) a recuperação dos restos mortais de Ran Gvili, de 24 anos, último refém do Hamas ainda mantido em Gaza. A medida encerra um dos principais impasses da 1ª fase do cessar-fogo israelense com os terroristas palestinos e permite o avanço completo para a 2ª etapa do acordo.

 

O corpo de Gvili foi localizado após uma operação militar de grande escala em um cemitério no norte do enclave, próximo à Linha Amarela, que delimita áreas sob controle israelense.

 

Ran Gvili integrava uma unidade policial de elite de contraterrorismo e entrou em combate em 7 de outubro de 2023, durante o ataque do Hamas ao sul de Israel. Ele foi baleado enquanto defendia uma comunidade na fronteira, capturado ferido e levado para Gaza por militantes da Jihad Islâmica Palestina, de acordo com autoridades israelenses.

 

As Forças de Defesa de Israel informaram que a família foi notificada após a identificação do corpo, que será devolvido para sepultamento. Em comunicado, o Exército afirmou que, com a operação, “todos os reféns foram devolvidos da Faixa de Gaza ao Estado de Israel”.

 

A devolução dos reféns remanescentes, vivos ou mortos, era uma exigência central da 1ª fase da trégua, em vigor desde 10 de outubro, e vinha sendo tratada por Israel como condição para avançar no acordo.

 

Segundo o governo israelense, a operação para resgate de Gvili teve início no fim de semana e se concentrou nos bairros de Shuja’iyya, Daraj e Tuffah, na Cidade de Gaza.

 

Equipes especializadas participaram das buscas, incluindo rabinos e peritos odontológicos, para auxiliar na identificação. Informações preliminares indicavam que as escavações poderiam se estender por vários dias.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!