Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Casa Branca: Tropas europeias na Groenlândia não afetam plano de Trump
Publicado em 16/01/2026 12:56
Últimas Notícias

Declaração ocorre após países enviarem militares à Groenlândia em apoio à Dinamarca

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o envio de tropas europeias para a Groenlândia não interfere nos planos do presidente dos EUA, Donald Trump, de “aquisição” da ilha dinamarquesa. Declaração foi feita ontem (15) durante coletiva de imprensa em Washington.

 

“Não acho que as tropas na ⁠Europa afetem o processo de ‌tomada de decisão do presidente, nem afetem seu objetivo de aquisição ‍da ⁠Groenlândia”, disse Leavitt.

 

A fala foi feita no mesmo dia em que tropas europeias começaram a chegar à Groenlândia, em resposta às declarações de Trump, que nos últimos meses tem defendido a “conquista” do território sob o argumento de “segurança nacional”.

 

 

Um contingente com 15 soldados da França desembarcou em Nuuk, capital da Groenlândia. Alemanha, Reino Unido, Noruega e Suécia também anunciaram o envio de tropas em apoio à Dinamarca, com chegada prevista para os próximos dias.

 

O governo dinamarquês informou que também pretende ampliar sua presença militar na Groenlândia como reação às declarações de Trump.

 

O movimento europeu acontece após reunião, em Washington, entre os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca e da Groenlândia com o vice-presidente dos EUA, JD Vance.

 

Após o encontro na Casa Branca, o chanceler dinamarquês Lars Løkke Rasmussen afirmou haver uma “discordância fundamental” com os EUA sobre o futuro da Groenlândia.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!