
Declaração sobre “selo de qualidade” do TCU ao BC é “verdadeira afronta”
No ALive desta terça-feira (13), a apresentadora Júlia Lucy criticou duramente o presidente do TCU, Vital do Rêgo, após ele afirmar que o Banco Central (BC) busca um “selo de qualidade” da corte de contas. “Me poupe, ministro Vital do Rêgo”, disparou a cientista política.
A declaração foi feita ontem (12) por Vital do Rêgo, durante coletiva de imprensa, ao anunciar o acordo entre BC e TCU para a inspeção da autarquia no caso do Banco Master.
Ao comentar a declaração do magistrado, Lucy destacou que o BC “é a autarquia brasileira responsável pelo mínimo de credibilidade no sistema financeiro” do país e que a fala de Rêgo “é uma verdadeira afronta”.
“Enxergue-se, olhe-se no espelho. O senhor foi indicado politicamente, assim como Jonathan de Jesus [que pediu a inspeção no BC], ex-deputado. Tenha noção”, disse a apresentadora do ALive.
Lucy também reforçou que Vital do Rêgo é uma autoridade “política” e não técnica: “E aí agora vem fazer essa afronta ao Banco Central? O que é isso?”.
A cientista política Carol Sponza, que participou do programa de hoje, disse que o TCU “é uma instituição 100% politizada” com todos os conselheiros indicados por políticos e “vários bem suspeitos”: “Eu brinco que é Tribunal de Faz de Contas”.
De acordo com a advogada, mesmo que o TCU fosse “sério” e “técnico”, o BC “não precisa de nenhum selo de qualidade”: “O Banco Central sabe fazer o trabalho dele muito bem feito”.